Como o lixo afeta a comunidade
Descarte irregular e acúmulo de lixo podem causar enchentes, espalhar doenças e afetar a vida de todo mundo na comunidade. Entender os impactos e saber como agir ajuda a manter o território mais limpo e seguro para todas e todos.

como separar o lixo
A separação e descarte adequados dos resíduos sólidos gerados no nosso dia a dia ajudam a reduzir
a poluição e o impacto ambiental gerados pelo lixo, além de fortalecer o trabalho de catadores e cooperativas de reciclagem.
Saiba como fazer a sua parte:
onde descartar?
Nas favelas do Rio, a falta de um plano adequado para a gestão dos resíduos sólidos é um desafio constante. E no Jacarezinho isso não é diferente. Com a coleta irregular e sem caçambas suficientes para atender a comunidade, o descarte de lixo acaba sedo feito de forma inadequada, ocupando ruas e becos, entupindo bueiros ou indo parar no Rio Jacaré.
Cuidar da gestão de resíduos é também lutar pela justiça climática, pelo meio ambiente, e pela saúde da população. No mapa ao lado, reunimos os principais pontos da comunidade quando falamos desse tema: áreas de acúmulo de lixo e áreas de descarte. Saiba como e onde descartar os seus resíduos corretamente, acompanhe e organize mutirões de limpeza no território ou reporte pontos de acúmulo de lixo.
conheça a coopama
A COOPAMA (Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente) é uma iniciativa localizada no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, formada por catadores e catadoras comprometidos com a reciclagem e a transformação social.
Com atuação comunitária e sustentável, a cooperativa coleta, separa e destina corretamente resíduos recicláveis — como plásticos, eletrodomésticos, madeiras e vidros — gerando renda para dezenas de famílias e contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Mais do que um ponto de reciclagem, a COOPAMA é um espaço de resistência, organização coletiva e valorização do trabalho de catadores e catadoras, fundamentais para uma cidade mais limpa, justa e sustentável.

