Descarte irregular e acúmulo de lixo podem causar enchentes, espalhar doenças e afetar a vida de todo mundo na comunidade. Entender os impactos e saber como agir ajuda a manter o território mais limpo e seguro para todas e todos.

Ilustração de quatro lixeiras coloridas lado a lado, representando a separação de resíduos

como separar o lixo

A separação e descarte adequados dos resíduos sólidos gerados no nosso dia a dia ajudam a reduzir
a poluição e o impacto ambiental gerados pelo lixo, além de fortalecer o trabalho de catadores e cooperativas de reciclagem.
Saiba como fazer a sua parte:

Ícone de garrafas e sacolas representando separação do lixo

Separe o lixo reciclável
do lixo comum

Materiais como papel, papelão, plástico, vidro e metal são recicláveis. Descarte-os separadamente de restos de comida, fraldas, papel higiênico e panos sujos, que não podem ser reciclados — os chamados “rejeitos”, ou lixo comum. Quando a gente mistura tudo, fica mais difícil e perigoso pros catadores trabalharem, e o material perde valor.

Ícone de torneira com gota de água

Lave os resíduos recicláveis para
evitar contaminação

Garrafas PET, potes de plástico, embalagens, latas e vidros devem ser lavados adequadamente antes de serem descartados. Isso evita mau cheiro, afasta a aproximação de ratos, moscas e baratas, e impede que o material reciclável seja contaminado e vire lixo comum. Além de ser mais seguro pra quem vai manusear e fazer a separação dos resíduos.

Ícone de lixeira verde com símbolo de reciclagem

Destine seu lixo
corretamente

Se a coleta seletiva passar pela região onde você mora, coloque os recicláveis limpos para fora nos dias e horários certos. Você pode acompanhar o calendário da Comlurb pra saber quando ela vai passar na sua casa. Mas, enquanto a coleta seletiva não chega no Jacarezinho, você pode entregar o material a uma cooperativa de reciclagem próxima, como a Coopama.


onde descartar?

Nas favelas do Rio, a falta de um plano adequado para a gestão dos resíduos sólidos é um desafio constante. E no Jacarezinho isso não é diferente. Com a coleta irregular e sem caçambas suficientes para atender a comunidade, o descarte de lixo acaba sedo feito de forma inadequada, ocupando ruas e becos, entupindo bueiros ou indo parar no Rio Jacaré.

Cuidar da gestão de resíduos é também lutar pela justiça climática, pelo meio ambiente, e pela saúde da população.  No mapa ao lado, reunimos os principais pontos da comunidade quando falamos desse tema: áreas de acúmulo de lixo e áreas de descarte. Saiba como e onde descartar os seus resíduos corretamente, acompanhe e organize mutirões de limpeza no território ou reporte pontos de acúmulo de lixo.

Mapa de riscos e apoio

icone de dica
Dicas para usar o mapa
  • icone de alagamento Zonas de risco alto de alagamento
  • icone de alagamento Zonas de risco moderado de alagamento
  • ícone de lupa
    Buscar localização:
    Digite o endereço para localizar
  • icone de localização
    Informar risco:
    Clique e envie um relato
  • icone de alerta
    O que fazer:
    Veja dicas e contatos úteis
  • mais e menos
    Zoom:
    Aproximar ou afastar o mapa
  • alvo
    Buscar Localização:
    Vá direto para a sua localização atual.
  • dicas
    Ajuda sobre o mapa:
    Volte a este card quando quiser!

conheça a coopama

A COOPAMA (Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente) é uma iniciativa localizada no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, formada por catadores e catadoras comprometidos com a reciclagem e a transformação social.

Com atuação comunitária e sustentável, a cooperativa coleta, separa e destina corretamente resíduos recicláveis — como plásticos, eletrodomésticos, madeiras e vidros — gerando renda para dezenas de famílias e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Mais do que um ponto de reciclagem, a COOPAMA é um espaço de resistência, organização coletiva e valorização do trabalho de catadores e catadoras, fundamentais para uma cidade mais limpa, justa e sustentável.

Trabalhadores da cooperativa Coopama movimentando materiais recicláveis em galpão no Jacarezinho