Atenção
Alagamento em algumas áreas do Jacarezinho. Evite locais de risco.

A confiança da comunidade é fundamental para a Defesa Climática Popular.
Por isso, deixamos claros nossos objetivos, parceiros, formas de atuação e como os dados são usados.
Você pode acompanhar o que fazemos e como tomamos decisões em cada etapa do projeto.

Ilustração de pessoa agachada fazendo carinho em um cachorro, simbolizando cuidado e proximidade comunitária"

Cuidando da relação
com o território

Para que o projeto siga firme e com confiança, estamos tomando alguns cuidados importantes no dia a dia. Mantemos encontros frequentes com a Associação de Moradores para trocar ideias e alinhar os rumos da iniciativa. Também publicamos relatórios e boletins com atualizações sobre o que já foi feito, o uso dos recursos e os próximos passos. Tudo isso ajuda a manter a transparência e o diálogo aberto com o território.

E se acontecer uma enchente?

Sabemos que o risco de enchentes no Jacarezinho é real e frequente. Quando isso acontecer, as atividades do projeto poderão ser interrompidas — o mais importante é o bem-estar e a segurança da comunidade.
Nesses momentos, o foco será fortalecer redes de apoio locais, divulgar pontos de acolhimento e contribuir em mutirões de limpeza e recuperação. Também poderemos somar nos levantamentos sobre os impactos, avaliando junto com o território os melhores caminhos para retomar as ações. Os aprendizados serão incorporados aos nossos protocolos, sempre com respeito aos tempos locais e escuta ativa de quem vive e cuida da comunidade.

nosso papel em
situações de emergência

A Defesa Climática Popular não presta atendimento emergencial, como resgates ou abrigos. Nosso foco é fortalecer a cultura de prevenção a riscos e facilitar o acesso às informações que ajudam a acionar os órgãos responsáveis em momentos de crise.

Entendemos que não temos estrutura para assumir esse tipo de função – e que não seria responsável da nossa parte assumir um papel que é, por direito, responsabilidade do poder público.

Na página Quem acionar, você encontra contatos e orientações sobre quais instituições procurar em diferentes situações. O nosso compromisso é contribuir para que o território esteja mais preparado e com acesso a esses caminhos.


Transparência

Imagem padrão
Boletim Mensal
28/06/25

Seleção dos agentes da Defesa Climática Popular

Para dar vida ao projeto, realizamos um processo seletivo aberto para a formação de agentes da defesa climática popular. Buscamos pessoas com vínculos no Jacarezinho e interesse em enfrentar os desafios das mudanças climáticas de forma coletiva. A seleção priorizou diversidade de perfis e experiências, garantindo que diferentes vozes e vivências estivessem representadas no projeto.
hacklab
Saiba mais Seta
Boletim Mensal
01/04/25

Uma tecnologia feita a muitas mãos

Este site é fruto de escuta e muito trabalho coletivo. Em fevereiro de 2025 realizamos  uma oficina para ouvir os moradores do Jacarezinho sobre quais informações e conteúdos deveriam estar disponíveis aqui, com base na realidade concreta das pessoas. Foi a partir daí que desenvolvemos essa tecnologia, em parceria com o hacklab/. Mas antes de […]
hacklab
Saiba mais Seta
Boletim Mensal
30/11/-1

Visita técnica

Primeiros passos no território Em fevereiro de 2025, realizamos uma visita técnica no Jacarezinho para conhecer melhor sua história, compreender a realidade local e fortalecer vínculos com lideranças e redes já atuantes no território.
hacklab
Saiba mais Seta
Imagem padrão
Boletim Mensal
15/08/24

Sonhando juntos

Em (mês) de 2024, convidamos diversas organizações parceiras para pensar, juntas, caminhos e possibilidades para um projeto que fortalecesse os territórios diante dos impactos das mudanças climáticas. Foi nesse encontro que desenhamos os primeiros passos da Defesa Climática Popular.
hacklab
Saiba mais Seta

A rede da Defesa Climática Popular no Jacarezinho é formada por diferentes organizações, coletivos e iniciativas que atuam em defesa da justiça climática e resiliência no território.

Os moradores e moradoras que participarem da formação da Defesa Climática Popular se tornarão, também, agentes climáticos capacitados para agir em defesa do território e mobilizar a comunidade, realizando uma série de ações de proteção e enfrentamento aos riscos climáticos na região. Atualmente, a rede do Jacarezinho é composta por:

Ilustração ficou com alguma dúvida

Ficou alguma dúvida?

Aenean egestas ultricies nibh, at tempus purus fringilla in. Curabitur ornare enim justo, at tristique lorem iaculis et. Vivamus eget mollis nibh.

    Imagem em tela cheia