Como se proteger
Saber como agir em uma crise faz toda a diferença para proteger você, sua família e comunidade. Existem passos simples que, se tomados com antecedência, podem reduzir danos quando o imprevisto chegar. Nesta página, você encontra orientações claras para cada situação e dicas práticas para se preparar e reagir com segurança na hora H.

em um dia normal
Em uma situação normal, sem nenhum risco iminente, mantenha-se informado e aproveite para garantir que tudo esteja em ordem caso um evento de risco venha a acontecer. Aproveite também para acompanhar ações preventivas e de conscientização que estarão acontecendo na comunidade.
Revise seu kit de emergência
Verifique se seu kit de emergência está em um local protegido da umidade e/ou da chuva e de fácil acesso. Garanta que todos os itens necessários em uma emergência estão organizados de forma segura. Aproveite para providenciar o que ainda estiver faltando.
Conheça os pontos de apoio
Diferentes pontos de apoio estão espalhados por toda a comunidade. Aproveite para se familiarizar com eles e conhecer os caminhos para acessá-los. Acompanhe as ações que eles estão realizando e mantenha-se sempre informado.
Participe das ações de autoproteção
Acompanhe as ações de prevenção e conscientização que estão acontecendo pela comunidade. Aproveite esses espaços para conhecer e divulgar informações sobre como se prevenir em situações de emergência, e fortalecer a rede de proteção comunitária.
Em uma ENCHENTE
Durante fortes chuvas e enchentes, saiba como se proteger e garantir a sua segurança e das pessoas próximas a você.
Evite áreas de risco
Em caso de fortes chuvas e enchentes, evite permanecer em áreas de risco de alagamento. Dirija-se a um local seguro e espere a situação melhorar até que seja possível retornar para casa ou se deslocar para algum abrigo em segurança.
Evite contato com a água contaminada
Durante enchentes e alagamentos, a água da chuva que se acumula no solo entra em contato com as águas de esgoto, resíduos e animais que vivem em lixos e bueiros (como ratos e baratas), podendo transmitir doenças. Assim, utilize itens de proteção pessoal (como botas, luvas e capas de chuva) e evite contato com a água sempre que possível.
Tenha o kit às mãos
Mantenha sempre o seu kit de emergência preparado com os itens necessários em uma situação de emergência e em um local de fácil acesso. Ele poderá ser muito útil na hora de garantir a sua segurança e das pessoas próximas a você.
Cuidado com os fios elétricos
Ao entrar em contato com a água, a rede elétrica poderá entrar em curto circuito, causando choques e eletrocussões. Redobre a atenção com postes e fios expostos, e desligue a energia elétrica da sua casa durante chuvas muitos fortes com risco de alagamento.
Não utilize itens contaminados
Não consuma alimentos que tenham sido expostos à água das enchentes, devido ao alto risco de contaminação. Após a enchente, limpe muito bem sua casa e itens que tenham se sujado/molhado durante a chuva. Esvazie e limpe sua caixa d’água.
Proteja seus bens
Guarde seus itens de valor em um local seguro, como bolsas ou sacolas feitas de materiais impermeáveis, ou em armários mais altos. Guarde seus documentos, receitas médicas e medicamentos em um local seguro. Para segurança extra, faça uma cópia e digitalize seus documentos e receitas médicas.
em dias de calor extremo
Cada vez mais as ondas de calor farão parte do nosso dia a dia. Nesses casos, é fundamental saber como se cuidar e evitar maiores danos à saúde, reduzindo os impactos das altas temperaturas no nosso dia a dia.
Hidrate-se e evite exposição ao sol
Mantenha-se sempre hidratado, aumente o consumo de água, sucos naturais e/ou água de coco durante os dias de calor extremo. Evite a exposição ao sol nos horários de pico (entre 10h e 16h) e procure sempre manter-se na sombra ou em locais frescos.
Atenção a grupos vulneráveis
Crianças, idosos e gestantes precisam de cuidados redobrados durante as ondas de calor. Assim, garanta que estejam sempre hidratados e monitore-os para sinais de desidratação ou insolação. Caso identifique algum sintoma de mal estar, dirija-se com eles à unidade de saúde mais próxima.
Use roupas leves e protetor solar
Utilize protetor solar, reaplicando sempre ao longo do dia. Utilize roupas leves e, ao sair de casa, aposte também em sombrinhas, bonés, chapéus e óculos escuros, evitando a exposição direta ao sol.
Rede de apoio do jacarezinho
Essas são iniciativas que atuam na comunidade e podem oferecer suporte em diferentes momentos. Você também pode ver no mapa onde cada uma está localizada!
Casa do Jacarezinho
Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira
ONG Crescer IDM
CMS Renato Rocco
Ciep Chanceler Willy Brandt
